sábado, 2 de agosto de 2014

Seward: porto tranquilo, Ak.




Seward marca o km 0 do famoso Idiatarod Trail. É o meu porto favorito. Talvez porque somos os únicos, porque não há burburinho de turistas, lojas de souvenirs de porta em porta, e porque é o único dia que me deixo levar pela paz da paisagem, da tranquilidade deixada para trás por um comboio que parte bem cedo e só regressa ao fim do dia. Refiro-me naturalmente à partida e chegada dos hóspedes.
Tenho quase o dia todo para mim e, em vez de partir à descoberta de glaciares, baleias, ou halibutes, faço caminhadas pela pacata cidade.
Delicio-me com o cheiro a maresia mal saio do barco. Só neste porto o sinto.
Deixo o porto ficar para trás e vou.
Entro pela lota, mínima, que à frente tem um restaurante onde posso pesar o peixe para o meu almoço.Delicio-me com a sua frescura.
Depois, está na altura de visitar as lojinhas que, na sua maioria, têm um cunho ambiental.
A minha loja favorita do Alasca está aqui. Foi aqui que comprei o meu fio com a barbatana de baleia, e os panos da loiça para a minha cozinha com as espécies de baleias que aparecem por aqui no verão.
Há uma outra loja com t-shirts singulares, algodão macio e que glorifica os animais da região.
Há espaço para encontros fabulosos com uma fauna impossível de encontrar por paragens nossas, e ainda para algumas macacadas.
Está na hora de regressar. Deixo para trás uma marina calma, e na alma levo um dia bem diferente do normal. É bom vir a Seward, onde vou voltar apenas mais  duas vezes.