quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Livros para que vos quero?



Segundo o Daily Mail os ingleses compram livros para parecer inteligentes. Cerca de 70% dos livros que ocupam as suas prateleiras nunca foram folheados. E mais, acabam por ler as chamadas trashy novels, que escondem envergonhados. Mas eu, meus amigos, acho que isso só acontece no Reino Unido, por cá não é bem assim. E isso deve-se a várias coisas:

1 - o português é inteligente e lê mesmo os livros. Veja-se o caso do professor Marcelo RS;
2 - o português compra poucos livros porque é pobrezinho e, portanto, quando compra lê;
3 - o português prefere ir ver as adaptações para o cinema, pois dá menos trabalho e é mais rápido;
4 - o português só agora começa a ser assediado com as promoções do "compre dois e leve três" que abunda nas montras e escaparates lá fora, há já muitos anos. Mas, mesmo assim, o dinheiro não chega;
5 - a maior parte dos portugueses não é lamechas e não compra as chamadas 'trashy novels'. Os que as compram não são inteligentes, logo não contam;
6 - o português vai à FNAC, lê na diagonal e fica satisfeito (depois de depositar as suas dedadas imundas no livro que o alguém há-de comprar. Agghhhh, não gosto do conceito).

Na mesma notícia são indicadas as obras que as pessoas dizem ter lido e nunca leram (fica bem e é inteligente; fica bem na mesa de cabeceira):

1 - Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
2 - Sensibilidade e Bom Senso (Jane Austen)
3 - Jane Eyre (Charlotte Brontë)
4 - Por favor não matem a Cotovia (Harper Lee)
5 - O Monte dos Vendavais (Emily Brontë)

Já me sinto mais confiante e inteligente, pois destes 5 só não li o da Cotovia.

Para Portugal, eu escolho os seguintes:
1 - Os Maias (Eça de Queirós) - era obrigatório no liceu, mas será que todos leram? Não esqueçamos as verdadeiramente úteis publicações Europa América.
2 - Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)
3 - O principezinho (Saint-Exupéry)
4 - As Vinhas da Ira (John Steinbeck) 
5 - Guerra e Paz (Lev Tolstoi)

Que me dizem, ã? Já leram estes todos?
E então, para que queremos nós os livros?
Eu não tenho livros só porque fica bem, tenho alguns que me deram, outros que comprei, mas muitos peço emprestados. Como já vos disse uma vez, acho delicioso ler os livros dos outros. Neste momento tenho na mesa de cabeceira a Catarina de Bragança (ainda) e o terceiro da trilogia Stieg Larson (é cá um calhamaço!). Infelizmente, não me resta muito tempo, pois se eu os traduzo passo o dia a ler e depois fico cansada. Mas, ainda assim, quero livros para os ler.

2 comentários:

  1. Olá "prima". Só agora descobri o ca-tra-pisc-ar e já gosto!
    Para mim ler é vicío e fico doente quando passo 2 dias sem ler. Faz-me tanto mal como não beber café ou não ouvir música.
    Dos 5 primeiros não li os 2 últimos, da lista adaptada por ti, só não li o último! Mas há tantos... só proponho 3 dos últimos livros que li e que devorei: Marina, de Carlos Ruiz Zafron, O Oito de Katherine Neville e o Segredo da Flor do Mar, de Eduardo Pires Coelho. É daqueles que começas a ler devagar no fim porque queres atrasar a última linha! Bj Ana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, fico muito contente que gostes! :) Mas não consigo ver que és tu minha "prima"... desconfio, mas não sei...

    ResponderEliminar